domingo, 20 de julho de 2014

NOSTALGIA - Fitas de vídeo


A umas semanas atras, eu tinha ido a uma certa loja do shopping da minha cidade e me deparei com uma seção de DVD e Bluray. Logo eu passei um certo tempo indo de um lado ao outro vendo cada um dos títulos. Hoje em dia, uma cópia de DVD original não é tão cara quanto a uns 8 anos atras. Naquela época, só o aparelho de DVD custava um absurdo. Em 2004, minha família compra o nosso primeiro VCR - Vídeo Cassete Recorder de 7 cabeças naquela época considerada um dos modelos mais avançados no mercado. E toda Sexta-feira às 6 da tarde eu corria para a vídeo-locadora do meu bairro alugar meus títulos favoritos - MATRIX, HOMEM ARANHA 2, HARRY POTTER e O SENHOR DO ANÉIS. Era a melhor coisa do mundo, eu pegava um dinheiro com meus pais e partia em direção ao mundo encantado dos filmes onde eu passava as vezes horas indo de uma prateleira a outra da locadora vendo todos os títulos mas sempre acabava saindo com os mesmos. Logo depois que eu escolhia o filme que geralmente ficavam expostos apenas as suas caixinhas, eu me dirigia até o balcão onde a dona do local pegava as caixinha e buscava a cópia do filme que ficava da prateleira atras dela marcada com um número. Logo, ela abria a tampinha protetora da fita na nossa frente pra sabermos que ela estava intacta, e em seguida colocava a cópia da fita de volta a no case com a logo da locadora impressa em folha A4 na capa. PRONTO! eu já podia ir correndo pra casa com a sacolinha cheia de fitas VHS dos meus filmes favoritos - MUITOS EU VEJO ATÉ HOJE - Chegando em casa era só alegria, porém, como eu era muito novo meus pais não deixavam eu ficar muito tempo na TV vendo seja lá o que for, então eu fazia a seleção da sequencia de filmes que eu iria ver até dar mais ou menos a hora de ir pra cama. Como cada filme tinha em média 2 horas e eu tinha até no máximo meia noite pra ver filmes, eu escolhia meus três filmes favoritos e mandava ver. A sessão começava e uma das coisas que eu mais gostava era de apagar a luz e, além do filme, observar o percurso do filme através do reloginho do VIDEOCASSETE. Muitas vezes eu me distraia tanto que decorava a quantidade de LED's que tinha no painel frontal do aparelho, era muito bom, Tinha também o barulhinho que o VIDEOCASSETE fazia enquanto fazia a leitura da fita de vídeo, as vezes era hipnotizante. 
Ainda hoje, mesmo na era do DVDs ou BluRays, eu gosto de ver todo o crédito final do filme, principalmente por gostar de ver o CAST do filme e a trilha sonora ao fundo, mas na magnifica época dos VIDEOCASSETES eu ficava até o fim dos créditos finais somente pra ver a fita sendo REBOBINADA - *0* HÁ que tempos aqueles. Meu videocassete fazia esse processo de rebobinagem em apenas 60 segundo, somente os aparelhos mais novos tinha essa velocidade e o melhor eu adorava ver a fita sendo EJETADA automaticamente e quando ela saia vinha com um cheirinho muito bom de circuitos eletrônicos em execução. Mas meu reino encantado acabava quando chegava a segunda feira e ia até a locadora devolver as fitas eu tinha que ficar até o fim vendo a moça do balcão fazer todo o processo inverso ao pegar o case da fita, abrir a tampa protetora e ver se a fita ainda estava inteira e rebobinada e depois coloca-la de volta à prateleira que ficava a suas costas. Depois disso, eu esperava chegar a sexta-feira seguinte para tudo recomeçar.

Hoje em dia, pouco vejo falar em locadoras de VHS ou mesmo de DVD. Esse talvez seja um mercado onde já não há mais tanto retorno financeiro quanto antes, muito se deve a pirataria onde você paga por um disco pirata o mesmo valor do aluguel de uma fita ou dvd a 4 ou 5 anos atras. Está muito comum também hoje em dia as locadoras virtuais, chamadas de ON DEMAND, onde você aluga o filme da sua casa através do controle remoto da operadora de TV por assinatura e o filme é automaticamente liberado para ser exibido. Talvez eu não me readaptaria ao aluguel de filmes em vídeo locadoras hoje em dia por causa pelos baixos preços de títulos originais ou mesmo pelo ON DEMAND, mas que aqueles tempos era maravilhosos isso é inegável. 




Wesllei Di'Luz

0 comentários:

Postar um comentário