A REDE SOCIAL
As universidade de Stanford, e Harvard ao longo da
corrida tecnológica tem sido o berço de muitos gênios da informática, sendo
vários desses gênios os criadores de gigantes como a Microsoft, Twitter, Google
e o Facebook. Para este, tendo como seu criador um jovem chamado Mark Zukerberg
que teve sua trajetória na criação da rede social mais famosa do mundo contada em um
filme chamado A REDE SOCIAL.
No filme, Mark e seu amigo brasileiro Eduardo Saverim,
entram em um acordo ou parceria para a criação de um Web site de relacionamento
interno para tentar uma competição ou oferecer uma alternativa diferente ao
que já existia dentro do campos da universidade de Harvard. Tudo isso em meio a
um julgamento por conta de direitos autorais.
Mark Zukerberg plagia a idéia do site de dois outros
estudantes que o chamaram para criar uma rede social diferenciada da que já
existia dentro da universidade, mas como Mark detém do conhecimento da criação
de conteúdo para internet, Mark entra em contato com seu amigo Eduardo para
pedir uma parceria financeira e assim publicarem o site.
Além disso, Mark se associa a Sean Parker, um pseudo famoso
da internet criador de um mecanismo de download de arquivos de áudio para
ajudá-lo a alavancar o reconhecimento do site. Devido a má fama de Sean,
Eduardo não apóia a associação e se opõe a muitas das idéias que são elaboradas
e com isso Eduardo sofre com boicote de Sean fazendo assim com que Eduardo seja
expulso da associação com o site facebook.
Em meio a romances, drogas e processos jurídicos, o filme
levanta uma questão muito importante a cerca de ética, moral e amizade, até
onde a busca pelo reconhecimento ou sucesso pode levar uma pessoa a quebrar
todos esses conceitos morais que levamos além de benefício ou malefício que
quebra de amizades ou parcerias podem causar mediante a fraudes na internet ou
quebra de acordos e principalmente o uso indevido de materiais protegidos por
direitos autorais.
A REDE I-SOCIAL - ANÁLISE DO FILME